quinta-feira, 28 de abril de 2016

Turismo fiscaliza Lei de Acessibilidade em estabelecimentos.

Visitas ocorrem para garantir acessibilidade na rede municipal
Visitas ocorrem para garantir acessibilidade na rede municipal
RESENDE – Teve início nesta quinta-feira, dia 7, a série de visitas que serão realizadas pela
Secretaria Municipal de Turismo e Eventos (SMTE) neste mês a hotéis localizados no centro
urbano de Resende. A iniciativa faz parte do projeto “Turismo para Todos” e o objetivo,
segundo a Diretora de Turismo, Daniela Rodrigues, é verificar se os estabeleci-
mentos atendem as determinações da Lei Federal 13.146/2015 quanto à acessibilidade
 das pessoas com deficiência. A ação é uma parceria entre a Secretaria de Turismo e
Eventos e a Secretaria de Relações Comunitárias e Cidadania, por meio da Coorden-
adoria de Políticas para Pessoas com Deficiência.
De acordo com a Lei, que instituiu o Estatuto da Pessoa com Deficiência, hotéis, pousadas
 e similares devem ser construídos observando-se os princípios do desenho universal,
além de adotar todos os meios de acessibilidade. Para os estabelecimentos já existentes,
 a lei determina que eles devam disponibilizar, pelo menos, 10% de seus dormitórios
acessíveis.
A primeira visita foi realizada no Montese Tower Hotel, no bairro Montese. Para
avaliar o atendimento e as acomodações, a coordenadoria levou um cadeirante e
uma pessoa com deficiência visual, além de uma engenheira da Secretaria de Obras.
 “Visitando a rede hoteleira, a fim de verificar a acessibilidade e orientar as adaptações
dos estabelecimentos. Para isso, contamos com a parceria da Associação de Hotéis de
Resende. O importante com esse trabalho é divulgar nossos pontos turísticos e os
hotéis que têm condições de atender esse nicho de mercado, que viaja muito
pelo país”, explicou Daniela Rodrigues.
No total, seis hotéis serão visitados até o dia 28. Depois que as visitações forem
concluídas, as secretarias irão elaborar um relatório sobre as condições de
cada estabelecimento e ainda realizarão oficinas de treinamento com os funcio-
nários dos hotéis para que eles aprendam a atender e receber esse público.
Fonte: A voz da Cidade
Postado Por: Antônio Brito

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